Resenhas

Resenha: A Arte da Guerra – Sun Tzu

Você se sente perdendo as batalhas cotidianas, a preguiça vence sua vontade de estudar e progredir na vida , tem uma guerra todo dia para entrar numa academia e conseguir o shape dos sonhos

Seu colega conseguiu a sua promoção se esforçando menos que você, constantemente desmotivado e perdido nos seus objetivos 

No livro a arte da guerra de Sun Tzu , esse vai muito além dos campos de batalha, de movimentos bélicos e como reger uma falange.

Sun Tzu te orienta e te coloca na perspectiva de que o mundo é seu campo de batalha e sua vida a infantaria.

A arte da guerra é abordado os ensinamentos que podem ser aplicados em diversas áreas da vida, como negócios, política, esportes e relacionamentos. 

Se conheça e conheça seu inimigo, que de 100 batalhas você vencerá as 100, o autoconhecimento é sua maior arma contra suas batalhas, tanto internas quanto externas.

O livro também aborda como planejar, liderar e vencer conflitos, usando a inteligência, a criatividade, o conhecimento do ambiente e o autoconhecimento como ferramenta para a vida.

Escrito por Sun Tzu, um general, estrategista e filósofo chines em VI a.C, sua filosofia e ensinamentos atravessaram séculos e é estudado até os dias atuais.

Desse modo, se você procura mais informações sobre esse livro A arte da guerra de Sun Tzu e procurando entender mais sobre, antes de comprar ou ler, você está no lugar certo.

Mas se você quer apenas relembrar os principais ensinamentos do livro, e assuntos mais abordados nele, você também está no lugar certo.

Esses são os principais tópicos abordados nesta resenha:

  • Entender qual é o tema central do livro
  • O hipotético campo de batalha da vida
  • Resumo dos principais ensinamentos do livro
  • Conclusão e se vale a pena ou não ler esse livro 

Qual o tema central de A arte da guerra

O livro A arte da guerra transcende o contexto das guerras e oferece lições valiosas para diversas áreas da vida, especialmente para os negócios

Sun Tzu, um gênio estrategista, escreveu a mais de 2500 anos o livro A arte da guerra, que influenciou toda a história depois da sua criação 

Com muita experiência do campo de batalha, existem várias analogias do mundo militar, mas que podem e devem ser usadas na vida cotidiana 

Como num xadrez tridimensional, você deve calcular seus movimentos muito bem, com uma visão do que você deve fazer a longo prazo

De samurais, líderes políticos a napoleão, a arte da guerra já passou pela mão de todos,usando o livro como um manual de estratégia, liderança, gestão e tomada de decisão.

Uma verdadeira obra de estratégia com ensinamentos voltados neles mesmos, muito semelhante a Meditações de marcus aurélio, com frases e ensinamentos independentes dos outros

Sun Tzu nos ensina que a guerra deve ser evitada sempre que possível, com a formação da estratégia certa

Mas que quando é inevitável, deve-se buscar a vitória rápida e decisiva, explorando as fraquezas do inimigo e aproveitando as oportunidades do momento. 

Ele também destaca a importância de conhecer a si mesmo, ao inimigo e ao ambiente, e de ter um líder sábio, corajoso e benevolente.

No contexto das pequenas ou grandes lutas cotidianas, no entendimento da natureza humana e nas estratégias para vencer essa guerra chamada vida

Seja no trabalho, no social e até em casa, estamos constantemente em uma batalha, tento com outras pessoas quanto com nós mesmos

Por que ler o livro “A Arte da Guerra”?

O livro A Arte da Guerra é um dos mais antigos e influentes livros de estratégia do mundo. 

Escrito há mais de 2.500 anos por um sábio general chinês, ele ensina os princípios e as técnicas para vencer qualquer tipo de conflito.

Seja na guerra, nos negócios, na política ou na vida pessoal. O livro é composto por treze capítulos, focado em um aspecto diferente da guerra

Em sua essência, Sun Tzu argumenta que a verdadeira arte da guerra não consiste em lutar, mas em vencer sem lutar.

Ler esse livro pode te ajudar a desenvolver habilidades de liderança, planejamento, comunicação, criatividade e persuasão, além de te inspirar a buscar a vitória estratégica

Você pode aprender a conhecer a si mesmo e ao seu adversário, a adaptar-se às mudanças e às circunstâncias

Usar a inteligência e a informação a seu favor, a explorar as fraquezas e as oportunidades do inimigo e a evitar os erros

alcançar os seus objetivos com o mínimo de esforço e o máximo de eficiência.

Como grandes nomes da história, personalidades que deixaram sua marca e admitiram ter muita admiração por Sun Tzu:

  • Napoleão Bonaparte, o imperador francês
  • Maquiavel, escritor de o príncipe, filosofo e politico
  • Mao Tse-Tung, líder e governante chinês
  • Steve Jobs, fundador e  CEO da Apple

Resumo dos principais ensinamentos:

Use o planejamento para lidar com as adversidades

O livro A arte da guerra pode te ajudar a desenvolver habilidades como planejamento, liderança, adaptação, criatividade e inteligência emocional, que são úteis tanto na vida pessoal quanto na profissional. 

Você pode aprender a lidar com situações desafiadoras, a resolver problemas, a aproveitar oportunidades e a alcançar os seus objetivos.

Cultive a sua moral e a sua vontade, buscando um propósito maior para a sua vida e os seus valores 

Motive as pessoas que estão ao seu redor, compartilhando a sua visão e reconhecendo os seus esforços.

Observe as condições externas que afetam a sua situação, como o mercado, a concorrência, a tecnologia e a política. 

Se adaptar às mudanças e tirar proveito das circunstâncias favoráveis, ou se preparar para enfrentar as adversidades.

Analise as características do ambiente em que você está, como as oportunidades, as ameaças, os recursos, as regras. 

Escolha o melhor lugar e o melhor momento para agir, ou mudar de cenário se necessário.

Desenvolva a sua liderança, a sua sabedoria, a sua justiça, a sua coragem e a sua humanidade. 

Inspire confiança e respeito, tome decisões acertadas, ser justo e imparcial, enfrentar os seus medos e ser empático e generoso.

Organize a sua vida, estabelecendo metas, planos, rotinas e prioridades. Você pode seguir uma hierarquia, respeitando as autoridades e delegando tarefas. 

Melhore a sua comunicação, sendo claro, objetivo, assertivo e cordial.

Torne-se mais eficiente e evite gastos desnecessários

Esse capítulo pode te ajudar a desenvolver habilidades como planejamento, execução, análise, estratégia e eficiência, que são importantes tanto na vida pessoal quanto na profissional. 

Aprenda a gerenciar os seus recursos, a avaliar os seus pontos fortes e fracos, a escolher as melhores ações para alcançar os seus objetivos e a evitar desperdícios.

Você pode começar a planejar os seus projetos, definindo os seus objetivos, os seus recursos, os seus prazos, os seus indicadores. 

Faça um cronograma, um orçamento, um plano de ação. Você pode revisar o seu plano periodicamente e fazer ajustes se necessário.

Análise os seus projetos, comparando os seus resultados com os seus objetivos. Você pode usar dados, gráficos e relatórios. 

Que mostrem o seu desempenho, você pode identificar os seus acertos, os seus erros, as suas oportunidades e as suas ameaças.

Busque a eficiência, otimizando os seus recursos e maximizando os seus resultados. 

Pode usar o princípio de Pareto, a lei de Parkinson, a regra dos 80/20. Para eliminar os desperdícios, os retrabalhos.

O autoconhecimento para tomar decisões sábias

Esse capítulo do livro a arte da guerra, pode te ajudar a desenvolver habilidades como autoconhecimento, análise, decisão e ação

Que são fundamentais tanto na vida pessoal quanto na profissional. Você pode aprender a conhecer as suas forças e fraquezas

A avaliar as oportunidades e ameaças, a decidir quando e como agir e a executar os seus planos com eficácia.

Se torna invencível quem conhece a si mesmo, ou seja, ao ter clareza dos seus objetivos, valores, habilidades, limitações, emoções. 

Se questione, faça reflexões que te ajudem a se autoavaliar e a se aprimorar.

Você pode esperar para encontrar a vulnerabilidade do inimigo ao conhecer os outros, ou seja, ao estudar os seus adversários e concorrentes. 

Encontre o melhor momento de quando e como atacar ou defender ao considerar os fatores internos e externos que influenciam a sua situação. 

 Administre a sua energia vital em coisas importantes

Neste capítulo, Sun Tzu mostra como podemos desenvolver habilidades como autocontrole, flexibilidade, persuasão, inovação e inteligência emocional.

Aprenda a usar a sua energia de forma adequada, a se adaptar às mudanças, a influenciar as pessoas, a criar soluções e a lidar com as emoções.

Use a sua força de forma inteligente, evitando desperdiçá-la ou abusá-la. Controle os seus impulsos, as suas reações, as suas atitudes. 

Que possam prejudicar você ou os outros. Aja com equilíbrio, moderação e sensatez.

Entenda e use a sua energia de forma adaptável, mudando de acordo com a situação. Se ajusta às circunstâncias, às oportunidades, às ameaças. 

Estude como usar a sua energia de forma influente, criando uma percepção favorável para você. 

Como convencer as pessoas a fazerem o que você quer, a concordarem com você, a colaborarem com você. Aja com carisma, argumentação e empatia.

Canalize a sua energia de forma emocional, lidando com as suas próprias emoções e as dos outros. 

Aprenda a reconhecer, expressar, regular, compreender e utilizar as emoções de forma positiva. Comece a agir com autoconhecimento, autoestima, autoconfiança e automotivação.

Na fraqueza do inimigo mora a sua vitória 

Neste capítulo do livro a arte da guerra, aprendemos a desenvolver habilidades como observação, avaliação, ataque e defesa. 

Aprenda a identificar as forças e fraquezas dos seus adversários e a usar as suas próprias forças e fraquezas para obter vantagem sobre eles.

Observe o seu inimigo, colete informações sobre ele, seus objetivos, estratégias, recursos e comportamentos. avalie o seu inimigo

Compare as suas forças e fraquezas com as dele, encontre os pontos mais vulneráveis do inimigo e os mais fortes de você.

Explore as suas vulnerabilidades e usando as suas forças, que te possibilitam alcançar os seus objetivos com o menor custo e o maior benefício. 

Seja ágil e eficiente na tomada de decisão

Esse capítulo pode te ajudar a desenvolver habilidades como movimento, ação, escolha e surpresa.

Se mova de forma ágil, a agir de forma eficiente, a escolher de forma inteligente e a surpreender de forma criativa.

Seja eficiente, realize as tarefas, os projetos, os objetivos de forma prática e produtiva. Use recursos, estratégias e táticas

Que te possibilita fazer mais com menos, otimizar o tempo, o dinheiro, o espaço. Evite ser passivo, indeciso ou procrastinador.

Escolha de forma inteligente, selecionando as opções, as alternativas, às soluções de forma racional e estratégica. 

Pesquise antes de comparar, avaliar e decidir as melhores escolhas. Não seja impulsivo, aleatório ou arbitrário.

Surpresa e seja inovador, de forma criativa, criando efeitos, impactos, mudanças de forma original e inesperada. Você pode evitar ser previsível, monótono ou repetitivo.

9 maneiras de lidar com a vida

Aprenda a desenvolver habilidades como percepção, adaptação, planejamento e inteligência, entenda cada um diferentes tipos de terreno, e use a melhor estratégia para cada um.

Alguns dos ensinamentos deste capítulo:

  • Terreno dispersivo: é aquele em que você está longe do seu objetivo e tem pouca conexão com ele. 

Nesse caso, você deve evitar se dispersar e perder o foco.

Nunca esqueça a sua motivação, a sua visão e a sua comunicação com as pessoas que te apoiam.

  • Terreno leve: é aquele em que você tem facilidade para avançar e alcançar o seu objetivo. 

Nesse caso, você deve aproveitar a oportunidade e agir com rapidez e eficiência. Seja ousado, proativo e confiante.

  • Terreno contestado: é aquele em que você tem que disputar o seu objetivo com outras pessoas ou forças. 

Nesse caso, você deve ser competitivo e estratégico. Você deve conhecer o seu adversário, as suas forças e fraquezas, e usar a sua vantagem competitiva.

  • Terreno aberto: é aquele em que você tem liberdade para escolher o seu caminho e o seu objetivo. 

Nesse caso, você deve ser criativo e inovador. Deve explorar as possibilidades, as alternativas e as soluções que se apresentam.

  • Terreno crucial: é aquele em que você tem que tomar uma decisão importante e decisiva para o seu objetivo. 

Nesse caso, você deve ser racional e analítico. Avalie os prós e os contras, os riscos e os benefícios, e escolha a melhor opção.

  • Terreno sério: é aquele em que você tem que enfrentar dificuldades e obstáculos para alcançar o seu objetivo. 

Nesse caso, você deve ser persistente e resiliente. Supere os desafios, as adversidades e as frustrações que surgem no caminho.

  • Terreno difícil: é aquele em que você tem que lidar com situações complexas e incertas para alcançar o seu objetivo. 

Nesse caso, você deve ser flexível e adaptável. Você deve se ajustar às mudanças, às surpresas e às novidades que ocorrem no cenário.

  • Terreno cercado: é aquele em que você está em desvantagem e isolado do seu objetivo. 

Nesse caso, você deve ser cauteloso e precavido. Você deve evitar o confronto direto, buscar alianças e saídas, e preservar os seus recursos.

  • Terreno mortal: é aquele em que você está em perigo e sem saída para alcançar o seu objetivo. 

Nesse caso, você deve ser corajoso e determinado. Você deve lutar com todas as suas forças, usar todos os seus recursos e não desistir.

Conclusão:

O livro A Arte da Guerra é um clássico da estratégia militar, escrito por Sun Tzu há mais de dois mil anos. 

Uma leitura muito rápida e fluida, com ensinamentos voltados neles mesmo, com conhecimento que podem ser utilizados pro resto da vida

Ele também ensina como planejar, executar e vencer conflitos de qualquer natureza, seja na guerra, nos negócios ou na vida pessoal. 

O livro A Arte da Guerra pode te ajudar a desenvolver habilidades de liderança, gestão, negociação, persuasão e tomada de decisão. 

Você pode aplicar os conceitos do livro em diversas situações, como estudar para o vestibular, conseguir um emprego, abrir um negócio, resolver um problema, etc. 

O livro também pode te inspirar a buscar o auto aperfeiçoamento e a superar os desafios.

0 0 votos
Avalie o artigo
Ver mais

Carlos Gomes

Estou terminando meu bacharel em administração, sou especialista em investimentos (CPA-20, Anbima) e além de tudo um leitor de livros polímata.
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
OurZ logo sem fundo SVG

Quer ser mais inteligente que a média?

Inscreva-se para receber conteúdos sobre autodesenvolvimento, livros técnicos e muito mais no seu email e Telegram!
OurZ logo sem fundo SVG

Quer ser mais inteligente que a média?

Inscreva-se para receber conteúdos sobre autodesenvolvimento, livros técnicos e muito mais no seu email e Telegram!