Blog

Você é ou conhece um vendedor desmotivado? Entenda como resolver esse problema

Muitos vendedores acabam ficando desmotivados na hora de vender os seus produtos e serviços para o cliente, e dificilmente sabem a causa deste problema.

Ou até mesmo, se quer tem a consciência de que estão desmotivados para atuar na sua profissão.

Por outro lado, esses mesmos vendedores notam que não conseguem fazer vendas, bater metas ou que estão prestes a serem demitidos da sua empresa.

No caso do empreendedor esse cenário é ainda pior, pois ele pode até mesmo falir a sua empresa por falta de motivação.

Desse modo, é fundamental que você aprenda a vencer a desmotivação no seu trabalho para começar a vender.

Neste blog você irá aprender a identificar se você é um vendedor desmotivado, e não só identificar como vencer a desmotivação no trabalho.

Para atingir esse objetivo, este blog foi baseado nas dicas do Joe Girard, um dos maiores vendedores já registrados no Guinness Book.

Por que você deve buscar um propósito para vender?

De acordo com o Joe Girard no seu livro “Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um”, saber exatamente o que você quer vai motivar o seu percurso para atingir um objetivo.

Em outras palavras, ter um objetivo em mente que faça sentido para você é o que te motivará a atingir algo na vida.

Dessa forma, antes de planejar qualquer passo em prol de uma mudança na sua vida, você deve saber qual é o seu propósito naquilo.

Para entender o seu propósito no ramo de vendas, você precisa responder as seguintes questões:

  • Por que estou trabalhando como vendedor?
  • Aonde eu quero chegar nessa profissão?
  • O que me motiva (ou desmotiva) sendo um vendedor?
  • Quais são os meus objetivos como vendedor?

Ao responder essas perguntas e refletir seriamente sobre o assunto, com certeza uma mudança vai acontecer na sua vida.

Seja uma percepção de que você deve mudar de área, ou uma noção maior do porque você é um vendedor ou até mesmo um significado de vida pode ser encontrado nessas perguntas.

Portanto é fundamental que você dê esse passo em busca da motivação no seu trabalho.

Leve o tempo que for para descobrir a si mesmo na profissão, seja em semanas ou meses. Quem sabe até mesmo um ano refletindo sobre a sua profissão.

O importante é que você saiba em detalhes o seu propósito em estar trabalhando como vendedor.

3 dicas para encontrar o seu propósito como vendedor

Agora que você sabe a importância que um propósito tem na sua profissão, provavelmente você venha a ter dificuldades em desenvolvê-lo.

Lembre-se da lição do Joe Girard em relação a motivação: se você quer ser um vendedor de sucesso, é necessário que você tenha uma necessidade clara a ser preenchida.

E essa necessidade só pode existir se você tiver um propósito, pois sem ele, não há um alvo a ser atingido.

Se não há um alvo a ser atingido, não haverá motivação em trabalhar.

Dessa forma, para te ajudar nessa missão de descobrir a si mesmo, eu vou separar algumas ferramentas que podem te ajudar a descobrir mais facilmente o seu propósito.

Descubra em qual parte da Pirâmide de Maslow você está

A Pirâmide de Maslow é uma teoria que visa determina a hierarquia das necessidades humanas.

Em outras palavras, a teoria tenta responder a seguinte pergunta: o que motiva o ser humano naquele momento?

Devido a essa noção de hierarquia, o desenho que elucida a teoria acaba sendo uma pirâmide conforme a ilustração abaixo:

Pirâmide das Necessidades de Maslow l Pirâmide de Maslow Ourbooks
Teoria da “Pirâmide de Maslow”

Portanto, para descobrir mais facilmente o que te ou motiva ou desmotiva a vender, é necessário primeiro entender em que parte da pirâmide você está.

No livro “Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um”, Joe Girard explica que a sua motivação para ser o melhor vendedor era alimentar a sua família.

Dessa forma, fica evidente que a motivação do autor era suprir as necessidades de segurança juntamente com a fisiológica.

Percebeu como fica fácil identificar qual é a sua prioridade e por onde começar a buscar motivação para a mudança?

Em suma, a Pirâmide de Maslow pode te ajudar a buscar motivação no trabalho justamente pela capacidade de identificar qual é a sua prioridade de vida.

E em cima disso, você pode se perguntar “Qual a minha necessidade agora e como eu posso resolvê-la?”.

Tente identificar o seu propósito a partir da sua infância

Muitas pessoas durante a infância demonstram aptidões naturais a certas habilidades.

Desde inclinações naturais a assuntos como arte, ciência, música, humanas e exatas, em geral toda criança aponta para um talento pronto a ser lapidado.

O problema é que boa parte dos pais e educadores acabam por suprimir estas crianças prodígios com alguma imposição da sociedade.

Como resultado, muitas dessas crianças deixam de lapidar os seus talentos para desenvolver habilidades nas quais tem muita dificuldade em aprimorar.

Resultando também em frustação na fase adulta, pois há uma falta de sincronia entre o que ela realmente quer daquilo que a sociedade lhe impôs desde a infância.

No vídeo abaixo há uma explicação um pouco mais aprofundada no assunto que vale a pena conferir.

A princípio, para que você encontre o seu propósito como vendedor a partir da infância, é necessário procurar assuntos que você gostava quando criança.

Será a partir desse assunto que você poderá desenvolver um gosto maior por vendas.

Por exemplo, pode ser que um dos seus desejos quando criança era o de salvar o meio ambiente e os animais.

Este desejo da infância pode motivar você, porém a sociedade de alguma forma suprimiu esse seu desejo interior.

Em vendas, é fundamental que você entenda e veja de forma positiva o impacto que aquele produto faz na vida do cliente.

Dessa forma, se você tem uma inclinação a proteger o meio ambiente, e você subconscientemente entende que o seu produto destrói a natureza, como você terá motivação para vender este produto ou serviço?

Portanto, é fundamental entender quais eram as suas inspirações quando criança, e entender se elas tem influência na sua vida até hoje.

Você não se sente importante o suficiente na profissão

De acordo com Dale Carnegie no livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, umas das forças motivadoras do ser humano é o sentimento de importância.

Até citando novamente a pirâmide de Maslow, o sentimento de importância seria o equivalente a “Autorrealização” na pirâmide.

Nesse sentido, pode ocorrer que você não se sentir motivado ao vender por não entender que a função que você exerce te torna alguém relevante para o mundo.

Isso pode acontecer tanto por falta de autoconhecimento do vendedor quanto por parte da empresa em que ele atua.

Em relação ao o que está sob controle do vendedor, uma reflexão sobre a importância dele na empresa em que atua pode ser o suficiente para que ele encontre motivação no trabalho.

Porém, em relação a empresa em que ele atua, o erro pode ser falta de reconhecimento dos seus funcionários.

E no caso do erro ser da empresa, o vendedor nada pode fazer, pois se a empresa não reconhece os esforços do funcionário, a desmotivação no trabalho é inevitável.

Conclusão

Todo vendedor desmotivado pode se tornar um vendedor motivado um dia, tudo depende do autoconhecimento.

Se o vendedor tem facilidade para entender as suas próprias emoções, mais fácil será para ele desenvolver uma motivação para trabalhar.

E assim como em tudo na vida, quanto mais um indivíduo praticar o autoconhecimento, maior será a sua habilidade em dar sentido a sua vida.

Porém, se você passar deste estágio do autoconhecimento e entender que você é um vendedor nato, ainda faltará outras habilidades para você vender mais na sua empresa.

Desse modo, o livro “Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um” é o livro mais indicado para que você aprenda tudo o que você precisa saber sobre vendas.

Desde a mentalidade do vendedor até o pós-venda, Joe Girard te dá um guia completo sobre como atingir os mesmos resultados que um dos maiores vendedores do Guinness Book (ele próprio) teve como vendedor.

Com certeza a leitura desse livro vai te enriquecer como vendedor em todos os sentidos, então fica o convite para você conhecer a resenha do livro “Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um” do Joe Girard.

Referências

Referências

AUTOMOTIVE HALL OF FAME. Joe Girard: Inducted 2001. c2023. Disponível em: https://www.automotivehalloffame.org/honoree/joe-girard/ Acesso em: 27/05/2023

CARNEGIE, Dale. Como Fazer Amigos E Influenciar Pessoas. Tradução: Livia de Almeida. Rio de Janeiro: Sextante, 2019. 334 p. ISBN 978-85-431-0869-8.

GIRARD, Joe; BROWN, Stanley H. Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um. Tradução: Francisco Manuel da Rocha. 11. ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2021. 238 p. ISBN 978-85-7684-192-0.

LUDOSPRO. A importância do reconhecimento dos colaboradores. 12 de fev. de 2020. Disponível em: https://www.ludospro.com.br/blog/reconhecimento-de-colaboradores Acesso em: 27/05/2023

MARTINSON, JÚLIA. O que é a Pirâmide de Maslow e como você pode aplicá-la à gestão de pessoas da sua agência. 1 de nov. de 2022. Agência de Resultados. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/agencias/piramide-de-maslow/ Acesso em: 27/05/2023

0 0 votos
Avalie o artigo
Ver mais

Carlos Gomes

Estou terminando meu bacharel em administração, sou especialista em investimentos (CPA-20, Anbima) e além de tudo um leitor de livros polímata.
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
OurZ logo sem fundo SVG

Quer ser mais inteligente que a média?

Inscreva-se para receber conteúdos sobre autodesenvolvimento, livros técnicos e muito mais no seu email e Telegram!
OurZ logo sem fundo SVG

Quer ser mais inteligente que a média?

Inscreva-se para receber conteúdos sobre autodesenvolvimento, livros técnicos e muito mais no seu email e Telegram!