Resenhas

Resenha: Meditações – Marco Aurélio

Quantas vezes você já se preparou, fez planos e se organizou para fazer algo, mas do nada tudo começou a dar errado?

Para piorar, todas as possíveis soluções para o problema saíram da sua zona de influência, gerando aquele sentimento de impotência incomodante.

Isso acontece inúmeras vezes na nossa vida, como por exemplo, nas promessas de fim de ano que não são cumpridas no ano seguinte.

Ou até mesmo nas situações específicas da nossa vida que não acontecem da maneira que planejamos.

Desse modo, o livro “Meditações” de Marco Aurélio vem com a proposta de ensinar o leitor a lidar com essas questões da vida como elas realmente deveriam ser tratadas.

Ou seja, ao invés de se iludir só para ficar na zona de conforto, Marco Aurélio ensinar ao seu leitor inúmeras técnicas para lidar com o peso da realidade, transformando-a em motivação.

Portanto, se você quiser evoluir como pessoa e desenvolver uma mente blindada para os problemas incontroláveis da vida, continue nessa resenha do livro “Meditações” de Marco Aurélio.

Você com certeza será uma pessoa melhor e mais resiliente após conhecer essa obra.

Qual o tema central de “Meditações”

Em resumo, “Meditações” de Marco Aurélio é um livro pautado na filosofia estoica e no desenvolvimento pessoal, contendo reflexões pessoais do autor sobre a vida, a morte, a virtude, a natureza, e da profunda análise do comportamento humano.

Escrevendo para si mesmo, como um professor ensina seu aluno, o grande imperador Marco Aurélio criou um diário pessoal para anotar seus pensamentos, reflexões e ensinamentos adquiridos ao longo de sua vida.

O seu objetivo com o diário era se aprimorar em todos os aspectos da vida, conhecer a intrínseca natureza humana e desenvolver maneiras de como lidar com ela.

Nesses ensaios, é destacada a necessidade pela busca da felicidade por meio do autocontrole, autoconhecimento e entendimento do que se encontra sobre seu controle.

Tudo, é claro, por meio do uso da filosofia estoica e da razão para se atingir esses fins.

Por fim, saiba que a obra é composta por 12 livros curtos, nos quais não há exatamente uma divisão de capítulos ou temas, mas apenas lições e ensinamentos voltadas nelas mesmas. 

Por que ler “Meditações” de Marco Aurélio

“Meditações” de Marco Aurélio é uma obra indicada para pessoas que querem aprender a lidar com problemas incontroláveis da vida.

Ou seja, se você gosta de ler sobre temas profundos e universais que podem te ajudar a compreender melhor a si mesmo e ao mundo, ler “Meditações” de Marco Aurélio pode ser uma ótima escolha.

O livro tem uma linguagem simples e direta, o que torna a leitura acessível e cativante ao leitor.

Além disso, você vai encontrar lições valiosas sobre como viver com sabedoria, serenidade, equilíbrio e virtude, mesmo em meio às adversidades da vida.

Logo, uma das vantagens em ler “Meditações” é a garantia de desenvolver uma saúde mental mais equilibrada para lidar com os problemas da vida.

Fora a possibilidade de ser introduzido aos conhecimentos da filosofia estoica na prática.

Capítulos do livro “Meditações”

Capítulos do livro Meditações Marco Aurélio

4 lições do livro “Meditações” de Marco Aurélio

Agora que você já conhece a obra, podemos citar 4 lições do livro, se aprofundando ainda mais na opinião do autor e na filosofia estoica.

Marco Aurélio fala de outros assuntos também, mas em suma esses são os mais abordados e comentados na obra:

  • Como lidar com a vida 
  • Como lidar com consigo mesmo 
  • Como lidar com a natureza e a religião 
  • Como lidar com as pessoas 

1) Foque apenas em você mesmo

A maioria de nós acaba se preocupando muito com a vida dos outros, ignorando a nossa própria.

Desse modo, Marco Aurélio recomenda que você deixe se preocupar com a vida das outras pessoas ao seu redor para focar em si mesmo.

Marco Aurélio defende essa ideia complementando sobre a importância de ter um propósito de vida ao dizer:

“Ignore o que os outros estão fazendo. Não perca seu tempo e energia se preocupando com seus vizinhos. Foque na sua própria tarefa e propósito’’

Marco Aurélio

Ou seja, quando você se preocupa demais com a vida dos outros, isso te tira tempo e energia que poderiam ser empregados para resolver os seus problemas pessoais.

Como resultado, você fica cada vez mais ansioso, estressado e cansado, afinal de contas, dificilmente você vai conseguir mudar a vida do outro.

Fora que você também para de trabalhar em prol de seus objetivos pessoais, uma vez que lhe falta energia mental para se preocupar com eles.

Portanto, uma das recomendações de Marco Aurélio é:

“Viva no presente e aproveite cada momento. Não adie seus sonhos e aspirações. Lembre-se de que a vida é breve e incerta, e que a morte está batendo na sua porta’’

Marco Aurélio

Concluindo que é fundamental que você viva a vida intensamente se preocupando consigo, ignorando pendências do passado ou futuro.

2) Resolva todos os seus problemas com o autoconhecimento

Após entendermos que mudar o outro é uma perda de tempo e energia, o autor explica também sobre o potencial interno que todo mundo tem para resolver seus próprios problemas.

E para isso, ele utiliza o conceito do autoconhecimento como a ferramenta para resolver qualquer problema interno.

Marco Aurélio deixa isso explícito no livro ao dizer que:

“Você tem poder sobre sua mente – não sobre eventos externos. Perceba isso e você encontrará sua força’’

Marco Aurélio

Podemos concluir, portanto, que o nosso potencial interior vem do talento em superar os obstáculos, os julgamentos, as provas e as situações da vida pessoal com inteligência, tranquilidade e persistência.

Enquanto ignoramos tudo aquilo que não é da nossa zona de eventos internos que estão sob controle.

Uma frase que elucida a ideia de Marco Aurélio sobre o autoconhecimento e a busca da felicidade é:

“Não é a morte que um homem deve temer, mas ele deve temer nunca começar a viver’’

Marco Aurélio

Sendo essa frase um convite direto do autor para começarmos a vivermos no presente, aceitando o que não podemos mudar e buscando melhorar aquilo que está no nosso controle, ou seja, nós mesmos.

3) Obedeça a natureza e a sua característica inflexível

Nós seres humanos tendemos as nos rebelar com questões imutáveis, principalmente da natureza das coisas.

Fato é que existem inúmeras coisas que não podemos controlar, bastando apenas a aceitação.

Marco Aurélio elucida essa questão ao dizer que:

“A natureza dá e a natureza tira. Qualquer pessoa com bom senso e humildade dirá a ela: ‘Dê e leve como quiser’, não por desafio, mas por obediência e boa vontade’’

Marco Aurélio

Dessa forma, a “natureza” descrita pelo autor é um lembrete de que há questões que podemos controlar e outras que só nos cabe aceitar; é a ilustração dos ciclos e da mutabilidade da vida.

Por fim, podemos citar um trecho de Marco Aurélio aonde ele elucida ainda mais sobre a importância de vivermos em harmonia com a natureza e a sua inflexibilidade ao dizer:

“Passe então por este pequeno espaço de tempo em conformidade com a natureza e termine sua jornada contente, assim como uma azeitona cai quando está madura, abençoando a natureza que a produziu e agradecendo a árvore na qual ela cresceu’’

Marco Aurélio

Essa frase pode ser interpretada como uma forma de aceitação dos fatos e causas imutáveis do universo (natureza).

Assim como serve também de aviso para elucidar a importância de sermos mais gratos do que reclamões na vida como um todo.

O trecho também mostra a importância de não sermos apegados às coisas materiais ou às nossas paixões mundanas, pois um dia tudo irá acabar ou ser destruído.

4) O caminho para a felicidade é buscar o bem

Existem diferentes formas de buscar a felicidade, mas nem todas são igualmente satisfatórias ou duradouras.

De acordo com o autor, a busca pela felicidade deve ser idealmente atrelada a ação do próprio indivíduo em prol dela, e não de estímulos de terceiros, uma vez que:

“A felicidade daqueles que querem ser populares depende dos outros; a felicidade daqueles que buscam o prazer flutua com humores fora de seu controle; mas a felicidade dos sábios surge de seus próprios atos livres’’

Marco Aurélio

Por fim, Marco Aurélio diz que para alcançar a felicidade, é preciso ser proativo em suas decisões morais cotidianas porque:

“Muitas vezes erra não apenas quem faz, mas também quem deixa de fazer alguma coisa’’

Marco Aurélio

Dessa forma, ele nos alerta que não basta apenas evitar fazer o mal para ser alguém mais feliz, é preciso também fazer o bem, sempre que possível, de forma proativa. 

Conclusão

“Meditações” de Marco Aurélio é um livro profundo, porém de leitura rápida e cheia de conhecimentos.

E apesar do livro ter sido escrito há séculos, ele consegue retratar muito bem os pensamentos, questionamentos e dilemas contemporâneos.

A leitura dura poucas horas, mas o conhecimento da obra durará a vida toda, disso não tenha dúvidas.

Devido a profundidade do livro, é de suma importância que você faça releituras frequentes da obra.

Isso porque cada releitura pode trazer pensamentos e pontos de vista diferentes, dependendo da situação de vida em que você se encontra.

Espero que tenha gostado dessa resenha, e nunca se esqueça de focar apenas naquilo que está sob seu controle!

Referências

Referências

AURÉLIO, Marco. Meditações. Tradução: Livia Almeida. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2023. 222 p. ISBN 978-65-5548-072-6.
OLIVEIRA, Marco. “Estoicismo”. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/os-estoicos.htm. Acesso em 18 de janeiro de 2024.
THOMÉ, R. C. Estoicismo: ensinamentos de Marco Aurélio para os tempos atuais. Medium. Disponível em: https://medium.com/oconselho/10-importantes-li%C3%A7%C3%B5es-do-fil%C3%B3sofo-imperador-para-a-sua-vida-ce8d38d0b967. Acesso em: 18 jan. 2024.

0 0 votos
Avalie o artigo
Ver mais

Carlos Gomes

Estou terminando meu bacharel em administração, sou especialista em investimentos (CPA-20, Anbima) e além de tudo um leitor de livros polímata.
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
OurZ logo sem fundo SVG

Quer ser mais inteligente que a média?

Inscreva-se para receber conteúdos sobre autodesenvolvimento, livros técnicos e muito mais no seu email e Telegram!
OurZ logo sem fundo SVG

Quer ser mais inteligente que a média?

Inscreva-se para receber conteúdos sobre autodesenvolvimento, livros técnicos e muito mais no seu email e Telegram!