Blog

Como criar um programa de afiliados para a sua empresa l Veja as suas vendas explodirem!

Você sabia que em um programa de afiliados, a sua empresa consegue alcançar (em média) 250 clientes em potencial com apenas um afiliado?

Este é o potencial que você pode atingir ao criar um programa de afiliados para a sua empresa.

Como seria se você visse suas vendas explodirem sem que você tivesse metade do trabalho de marketing que você está tendo atualmente?

Pois bem, se você quer ter esses resultados na sua empresa, é só aplicar tudo o que você vai aprender neste blog.

Lembrando que as dicas sobre a criação de um programa de afiliados estão baseadas no livro “Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um”.

Sendo que o Joe Girard, autor deste livro, é um dos maiores vendedores já registrados no Guinness Book.

O que é o marketing de afiliados

Em resumo, o marketing de afiliados é um sistema que incentiva pessoas a divulgarem os produtos e serviços de uma empresa em troca de uma comissão por venda realizada.

Programas de afiliados são apenas para grandes empresas?

Definitivamente não! Programas de afiliados servem para qualquer empresa ou vendedor que esteja precisando de uma estratégia para aumentar suas vendas.

Logo, pouco importa se você trabalha apenas com um consultório de estética, é cabeleireiro, lida com vendas de porta em porta ou é dono de uma empresa grande.

Se você quer aumentar as suas vendas, a estratégia envolvendo um programa de afiliados com certeza funcionará no seu negócio.

E caso você seja um profissional autônomo que lida com o seu cliente diretamente, o fato de você já ter uma empatia com ele alavanca ainda mais as suas vendas.

Isso acontece porque um cliente que está familiarizado com o seu barbeiro ou cabeleireira, por exemplo, está muito mais propenso a indicar este profissional do que indicar uma empresa.

Porquê criar um programa de afiliados

O problema fundamental que toda equipe de vendas enfrenta é responder a duas perguntas fundamentais:

  • Por que não estou vendendo?
  • Por que não estou vendendo mais?

E estas duas perguntas por si só fazem com que uma equipe de vendas crie inúmeras estratégias para melhorar a lucratividade de uma empresa.

Uma empresa pode testar inúmeros tipos de marketing na sua estratégia, mas no fim das contas todas elas têm que atingir um objetivo em comum: surpreender e agradar o cliente.

Ao surpreender e agradar um cliente, qualquer tipo de marketing irá funcionar na sua estratégia.

Presumindo que a sua empresa já surpreende o seu cliente com produtos e serviços de alta qualidade, aliado com um atendimento diferenciado, além de agradá-lo durante a experiência de compra, você já tem tudo para explodir as suas vendas.

Desse modo, falta apenas escolher a estratégia de marketing mais adequada para abordar os seus clientes, e a que vamos estudar aqui é o marketing de afiliados.

De acordo com o Joe Girard no livro “Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um”, um cliente satisfeito é a garantia de negócios futuros.

Seja um negócio feito com o próprio cliente, ou um negócio indicado pelo mesmo cliente satisfeito.

Marketing de afiliados: alavanque as suas vendas em até 250 vezes

Parece um título sensacionalista, mas por incrível que pareça, não é! O marketing de afiliado pode multiplicar as suas vendas em 250 vezes.

Joe Girard criou um conceito chamado “Lei dos 250” que pode mudar a sua percepção sobre cada cliente do seu negócio.

De acordo com o autor, uma pessoa tem em média uma esfera de influência de 250 pessoas no seu círculo social.

Em outras palavras, uma só pessoa tem o poder de influenciar outras 250 pessoas a comprar um produto ou serviço da sua empresa.

É por isso que o seu produto/serviço tem que ser muito bom, aliado a um atendimento impecável.

Um único cliente pode te recomendar ou falar mal para outras 250 pessoas dependendo da experiência dele com o seu negócio.

A imagem abaixo é um resumo perfeito em relação ao quão impactante pode ser a lei dos 250 no seu negócio:

Lei dos 250 - Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um Joe Girard

Portanto, antes de pensar em criar uma estratégia baseada no marketing de afiliados, responda a seguinte pergunta de forma sincera:

  • A minha empresa tem um produto/serviço bom com um atendimento excelente?

Se a resposta indicar que há melhorias a fazer no seu produto ou no atendimento, foque em resolver estes problemas antes de fazer um marketing mais agressivo.

Como criar um programa de afiliados

Agora que você sabe a importância do marketing de afiliados, juntamente com a garantia de que o seu produto/serviço mais atendimento estão bons, vamos a criação do próprio programa de afiliados.

Vale ressaltar novamente que as dicas deste blog estão baseadas no livro “Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um”, portanto, é totalmente válido a leitura do livro na íntegra para extrair o melhor dessas ideias.

1) Determine a recompensa por indicação

A primeira coisa que você tem que fazer no seu programa de afiliados é determinar a recompensa por indicação

Você irá comissionar com dinheiro? Cupons de desconto em uma futura compra? Talvez dará um produto ou serviço de graça para o afiliado?

Independente de qual seja a recompensa, seja específico e faça ela chamar a atenção do futuro associado.

O Joe Girard incentiva que o vendedor Comissione com dinheiro os seus afiliados, pois é a forma mais fácil de chamar atenção e motivar os seus afiliados a venderem os seus produtos e serviços.

Por fim, sempre entregue o que você prometeu. Se você prometeu comissionar o seu afiliado em determinadas condições, pague-o.

Mesmo que você também tenha dúvidas sobre o afiliado ter indicado ou não um cliente de fato, evite gerar transtornos no pagamento.

Isso pode fazer com que outros afiliados em potencial desistam de participar do seu sistema de afiliação, e ainda falem mal de você para mais 250 pessoas do seu círculo social.

Na média, Joe Girard afirma que você sempre terá resultados positivos no seu programa de afiliados, mesmo havendo pessoas mal intencionadas em tirar dinheiro de você.

2) Os melhores afiliados são os seus clientes

Quando for oferecer o sistema de afiliação para as pessoas, procure dar preferência a quem já compra de você.

As pessoas que já conhecem o seu produto ou serviço estão muito mais aptas a serem afiliadas do que pessoas que não te conhecem.

Além do mais, os clientes que já compram de você sabem as qualidades do seu produto ou serviço, o que pode dar ainda mais autoridade na hora de convencer um novo cliente a comprar de você.

Ambos os lados saem ganhando, pois o seu cliente vai vender com muito mais facilidade, além de embolsar uma grana a mais.

E você como vendedor vai adquirir um novo cliente que já tem uma ótima impressão do seu produto ou serviço.

Em resumo, foque em atrair para a sua base de afiliados aqueles clientes mais fiéis a você, pois são deles que viram as melhores indicações.

3) Crie ferramentas de divulgação e rastreio

Após determinar a recompensa e o público-alvo, é necessário que você crie ferramentas de divulgação para os seus afiliados.

Podem ser ferramentas para os seus afiliados divulgarem os seus produtos e serviços:

  • Portfólio
  • Banners (físicos ou digitais)
  • Cartões de visita
  • Cupons

Ao escolher uma dessas ferramentas, você precisa também determinar uma forma de rastrear de quem é a indicação.

Joe Girard explica no livro que o mais comum era ele dar cartões de visitas para os seus afiliados, e caso um deles indicassem alguém, era só entregar o cartão para o cliente potencial com o nome do afiliado atrás.

Dessa forma, quando o cliente chegava na concessionária e entregava o cartão de visitas a pedido do afiliado, Joe Girard já conseguia identificar o afiliado e pagar a sua comissão rapidamente.

Em suma, há várias ferramentas de divulgação e rastreio que você pode aplicar na sua estratégia, fica a escolha do vendedor qual é a mais adequada para o seu negócio.

4) Encante e fidelize o novo cliente

Assim como qualquer outro cliente, é fundamental que você encante e fidelize os novos clientes do seu negócio.

Apesar deles já serem clientes “mais fáceis” de trabalhar, uma vez que foram indicados, ainda há a necessidade de trabalhar a experiência de atendimento deles.

Dessa forma, aqui vão 4 formas de encantar e fidelizar um cliente ao seu negócio:

  1. Tenha uma escuta ativa e estimule o ego do seu cliente
  2. Utilize perfumes e cheiros que remetem a lembranças positivas na compra
  3. Crie um contexto de reciprocidade
  4. Deixe explícito ao cliente que ele pode contar contigo no pós-venda

5) Multiplique a sua base de afiliados

Ao final de um bom trabalho de prospecção de afiliados, juntamente com um atendimento que encante e fideliza o cliente, o ciclo termina ao você tornar esse cliente um afiliado do seu negócio.

Uma vez que este novo cliente já é recorrente no seu negócio, gosta do seu produto ou serviço, é seu dever torná-lo um afiliado.

Dessa forma, você aumentará ainda mais a sua base de afiliados, tendo novos ciclos de clientes e afiliados vindo no seu negócio.

No fim das contas, a sua lucratividade juntamente com as vendas aumentarão cada vez mais.

Conclusão

Se você é um vendedor que precisa entregar mais resultados para a sua empresa, sendo autônomo ou um empregado, o sistema de afiliados é extremamente útil para alavancar suas vendas.

É claro que o marketing de afiliados não é a única maneira de atrair clientes, mas é a estratégia que foi mais utilizada por um dos maiores vendedores do mundo.

É por isso que o marketing de afiliados deve ser visto com bons olhos por você, vendedor ou empreendedor que quer vender mais no seu ramo.

Além disso, é bom citar que o Joe Girard já fazia funcionar um programa de afiliados no século passado, sem internet ou qualquer uma das ferramentas do século 21.

É seu dever, portanto, cogitar e fazer funcionar a estratégia de afiliados na sua empresa também.

Algumas das maiores empresas do mundo já usaram o marketing de afiliados para alavancar as suas vendas a ponto de valerem bilhões de valor de mercado.

E você, o que você está esperando para também utilizar esta estratégia?

Referência

Referências

AUTOMOTIVE HALL OF FAME. Joe Girard: Inducted 2001. c2023. Disponível em: https://www.automotivehalloffame.org/honoree/joe-girard/ Acesso em: 27/05/2023

CASAROTTO, Camila. Os 83 tipos de marketing principais, explicados e com exemplos visuais para você. 3 de jan. de 2023. Rockcontent. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/tipos-de-marketing/ Acesso em: 30/05/2023

GIRARD, Joe; BROWN, Stanley H. Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um. Tradução: Francisco Manuel da Rocha. 11. ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2021. 238 p. ISBN 978-85-7684-192-0.

STANICA, Daniel. 11 empresas que cresceram exponencialmente ao alavancar o marketing de afiliados. 18 de março de 2021. Monetize Info. Disponível em: https://monetize.info/pt/empresas-cresceram-o-marketing-de-afiliados/ Acesso em: 30/05/2023

0 0 votos
Avalie o artigo
Ver mais

Carlos Gomes

Estou terminando meu bacharel em administração, sou especialista em investimentos (CPA-20, Anbima) e além de tudo um leitor de livros polímata.
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

Back to top button
OurZ logo sem fundo SVG

Quer ser mais inteligente que a média?

Inscreva-se para receber conteúdos sobre autodesenvolvimento, livros técnicos e muito mais no seu email e Telegram!
OurZ logo sem fundo SVG

Quer ser mais inteligente que a média?

Inscreva-se para receber conteúdos sobre autodesenvolvimento, livros técnicos e muito mais no seu email e Telegram!